top of page

João 16:7-14 - O Consolador

“7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

9 do pecado, porque não crêem em mim;

10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;

11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;

13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”




O mistério da santíssima trindade é algo que intriga muitas pessoas, principalmente aqueles que ainda não experimentaram uma entrega a Cristo Jesus.

Muitos tem certa facilidade para assimilar a figura do Deus pai, criador de todas as coisas, e de seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Mas a pessoa do Espírito Santo é aquela que as pessoas tem mais dificuldade de compreender. Neste texto Jesus procura deixar um pouco mais claro quem é este Santo Espírito, o Consolador.

A partir desta afirmação entenderemos melhor quem é essa pessoa e a diferença que ela faz em nossa vida.


1-) Ele é quem nos convence do pecado.


Vs 9 diz exatamente isso. O Espírito Santo vem trabalhando em nosso coração desde antes entregarmos a nossa vida a Cristo. Ele vem nos constrangendo a uma crise existencial onde o pecado é latente ao nosso coração e esse santo incomodo produz em nós a oportunidade de aceitarmos o fato de que somos pecadores e precisamos de perdão.


2-) Ele é quem nos convence da justiça.


Após esse convencimento do pecado, vem também da parte do Espírito Santo a oportunidade de se obter e fazer justiça obtendo perdão dos pecados através de Jesus Cristo. Ele é quem nos convence de que precisamos de Jesus, precisamos nos render a Ele e obter o seu perdão.


3-) Ele é quem nos convence do juízo.


Ao entender a nossa realidade no pecado, a necessidade o perdão em Jesus, Ele também nos convence a respeito do juízo. A juízo por vir e somente os perdoados serão salvos e portanto preciso viver em acordo com esta salvação é este é o papel do Espírito Santo.


4-) Ele é quem nos guia a verdade.


No verso 13 há uma clara afirmação de que o papel do Espírito Santo é nos conduzir a verdade, e em verdade. Só há uma maneira de se viver a agradar a Deus, através do Espírito Santo.


5-) Ele sempre trará glória ao nome de Jesus Cristo.


Este é um dos principais papéis do Espírito Santo, trazer Glória a nome de Jesus, qualquer coisa atribuída ao Espírito Santo que não engrandeça a Cristo não é dele, pois tudo o que Ele faz é para engrandecer a Jesus e Ele quer fazer isso também através de você.


Reflexão


- Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo, como estas três pessoas agem em minha vida?

- O Espírito Santo de Deus fala ao nosso coração nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo. Você tem escutado a sua voz?

- Somente teremos vida plena se andarmos na verdade e em direção a verdade, você tem buscado a direção do Espírito Santo para cumprir este propósito?

- Cristo sempre será a razão do Espírito Santo agir em nós e através de nós, como Ele tem te usado hoje? Suas ações têm trazido glória ao nome de Jesus?


Oração


“Santo Espírito de Deus preciso de ti. Preciso do Seu agir transformador em minha vida. Transborda-me da Tua santa presença para que viva em santidade. Que o teu poder venha sobre mim e assim me leve a trazer glória ao nome de Jesus. Em nome de Jesus, amém.”



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page