top of page

2 Samuel 6: 1-12 - Um lar abençoado pela presença de Deus.

“1 Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.

2 Dispôs-se e, com todo o povo que tinha consigo, partiu para Baalá de Judá, para levarem de lá para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta acima dos querubins.

3 Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.

4 Levaram-no com a arca de Deus, da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Aiô ia adiante da arca.

5 Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.

6 Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram.

7 Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus.

8 Desgostou-se Davi, porque o SENHOR irrompera contra Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.

9 Temeu Davi ao SENHOR, naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?

10 Não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu.

11 Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o SENHOR o abençoou e a toda a sua casa.

12 Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi.”




O contexto desta narrativa se passa em um momento onde a arca do Senhor, que simbolizava a sua presença, havia sido roubada e profanada. Colocaram-na na casa de Dagom um deus dos gentios e ela causou um enorme estrago naquele lugar.

Davi então se levanta com mais trinta mil homens após derrotar os inimigos, e se propõe a levar a arca do Senhor de volta a Jerusalém. Ele faz todos os preparativos e planejamento. Durante o percurso da arca em seu retorno a Jerusalém, o carro de bois que levava a arca tropeça e Uzá coloca a mão na arca e é instantaneamente consumido pela ira do Senhor caindo morto.


Davi se vê em um momento de desgosto pois isto não condizia com a festa que ele havia preparado para a volta da arca, não era momento de luto mas sim de festa.

Então sem saber o que fazer, ele deixa a arca na casa de Obede-Edom por três meses e Deus abençoou este lar de maneira sobrenatural.


Muitos têm a mesma atitude de Davi querendo se relacionar com Deus com boas intenções mas de maneira errada. Davi tentou levar a arca da mesma maneira que os filisteus levavam os seus ídolos.


Mesmo tendo uma boa intenção não significava que era o correto. Infelizmente muitos cometem o mesmo erro. Cheios de boas intenções falham em se relacionar com Deus de forma correta.


Assim, aprendemos alguns princípios importantes aqui.


1-) Aprenda a relacionar-se com Deus não a sua maneira mas a maneira de Deus.


Tem pessoas que tentam se relacionar com Deus, do seu jeito, no seu tempo e à sua maneira, e nisto erram por não entenderem a ordem hierárquica deste relacionamento. Ele é Deus e nós somos servos. Ele é quem determina a maneira de se relacionar conosco e não nós que determinamos como se relacionar com Ele.


2-) Todos que buscam honrar a Deus são por Ele honrados.


1 Crônicas 6:1-3 demonstra como Obede-Edom, outrora desconhecido, agora é honrado no exercício da obra na casa do Senhor.


3-) A presença de Deus na casa de Obede-Edom abençoou não somente a ele mas também aos seus filhos.


1 Crônicas 26:1-8 mostra como os filhos de Deus foram também abençoados pela presença de Deus naqueles três meses em casa de seu pai.


4-) O resultado da presença de Deus em seu lar fará com que outros também desejem ter a presença de Deus em suas casas.


Alguns historiadores dizem que a arca ficou apenas 90 dias na casa de Obede-Edom. Ao ouvir as notícias de como a casa de Obede-Edom estava sendo abençoado, o rei faz os devidos preparativos para trazer a arca.

A presença de Deus em seu lar produzirá o melhor para você e todos os seus quando o buscamos de maneira sincera e honesta.


Reflexão


- Relacionar-se com Deus é buscá-Lo de todo o coração como em João 4 Jesus ensina, em Espírito e em verdade. Como está a veracidade e sinceridade do seu relacionamento com Deus?

- Qual a maneira que você tem utilizado para se relacionar com Deus?

- Deus tem sido honrado por você neste relacionamento?

- Sua família tem sido abençoada pelo seu relacionamento com Deus?

- Quantas pessoas têm desejado a presença de Deus por verem o seu relacionamento com Ele?


Oração


“Querido Deus, eu anelo por Sua presença, como é bom saber que o Senhor está comigo e habita em mim. Que eu possa sempre ser digno da sua habitação e assim nunca me afaste de Ti. Em nome de Jesus, amém.”



3.078 visualizações14 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page