top of page

Êxodo 2: 23-25 – Deus não se esqueceu de você.

“23 Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.

24 Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.

25 E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição.”




A história do povo hebreu é marcada por momentos de altos e baixos. Muitos de nós experimentamos em nossa jornada de vida essa mesma realidade. Vivemos dias de alegria e simpatia, mas também de tristeza e dor.


Após um período de aparente estabilidade uma circunstância muda a realidade das coisas. A morte do rei do Egito traz um novo cenário a vida do povo hebreu. A fraternidade agora se torna inimizade, a liberdade lhes é tomada e inicia-se um grande período de escravidão por conta de uma única circunstância.


Geralmente é assim, basta uma única circunstância e então nos vemos em meio a grandes dificuldades e tormentos que roubam a nossa paz e nos colocam de joelhos enquanto gememos as nossas dores.


É exatamente assim que o povo estava, gemendo as suas dores achando que Deus os havia esquecido. Muito maior que a dor da escravidão era a dor de se sentirem abandonados por Deus.


Quantas vezes nos sentimos assim, esquecidos, abandonados por Deus, gemendo e clamando sem saber se Ele está nos ouvindo.


Este era o povo escolhido por Deus, separado para Ele e por Ele cuidado. Havia uma promessa de Deus para o seu povo, só que o período entre a promessa e o seu cumprimento é marcado por dificuldades.


A dificuldade veio e ela colocou aquela nação de joelhos em gemidos e em clamor, isto somado a um sentimento de abandono e de tantos questionamentos de onde Deus estaria. Talvez a grande pergunta deles é a mesma que ocupe a sua mente, "onde está Deus em meio a minha aflição?"


Diante desse necessário é importante saber:


1-) Deus nos ouve.


O versículo 24 diz que Deus ouviu o gemido do seu povo. Deus sempre nos ouve. Ele nunca está com seus ouvidos fechados ou tapados para que não possa ouvir. Ele ouve a sua súplica, Ele ouve o seu clamor, e até mesmo os gemidos que saem da sua alma.

Que maravilhoso é saber que Deus nos escuta. Quando não temos como nos expressar, Ele é capaz de entender o nosso gemido, o nosso choro e sabe aquilo que precisamos.

Lembre-se Deus sempre ouve você!


2-) Deus se lembra da Sua aliança com você.


Ainda que o tempo passe, que a dificuldade aperte e que os problemas se multipliquem, Deus jamais se esquecerá da aliança que Ele tem com você. Essa aliança esta firmada no Seu amor através do Seu Filho que se entregou por você.

Os nossos desertos tentam nos enganar dizendo que Deus se esqueceu de nós, mas lembre-se que Deus nunca se esqueceu ou se esquecerá de você. Ele tem o meu e o seu nome gravado em Suas mãos.

Deus ainda tem um propósito em meio ao seu deserto. No deserto Ele te forjará e te tornará melhor.


3-) Deus te vê.


No verso 25 lemos que Deus viu a condição do seu povo. Por muitas vezes achamos que ninguém está vendo a nossa condição, as nossas lutas, as injustiças que fizeram conosco, mas Deus vê. Não precisamos que mais ninguém veja, não precisamos que sintam piedade sem poderem nada fazer, precisamos apenas que Deus veja, e Ele vê.

Deus tudo vê. Não somente o que fazem contigo mas também aquilo que você faz e sempre prevalecerá a sua justiça como aquele que tudo vê.

Deus te vê hoje. Ele te vê agora e Ele se importa com você.


4-) Deus está atento a você.


Deus sempre estará atento ao que se passa em sua vida. A permissão de Deus é para o nosso crescimento e amadurecimento para que quando intervir entendamos que o processo é tão importante quanto a promessa.

Deus não se esqueceu de você e não te abandonou. Em meio a sua aflição saiba que Ele está ao seu lado!


Reflexão.


- Muitas vezes oramos e parece que Deus não nos ouve, você se sente abandonado por Deus?

- Você compreende que ouvir não significa agir mas que se for necessário, por sempre te ouvir, Deus agirá?

- Você tem convicção das promessas de Deus e da aliança que Ele tem com você?

- Lembre-se que Deus sempre te vê, Ele está com seus olhos voltados pra você.

- A atenção de Deus é o maior cuidado que podemos experimentar, Ele está 24 horas atento a você.


Oração


“Pai de amor, eu sei que o Senhor escuta a nossa oração e conhece os nossos gemidos. Obrigado por sempre estar atento a mim e por me socorrer. Me sinto seguro em Sua presença. Te agradeço por tudo. Em nome de Jesus, amém.”


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page